Páginas

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Planejamento 4: Defina os objetivos

Esta é a quarta parte do Planejamento Anual da Catequese. Eu poderia fazê-las todas resumidamente em uma só postagem, no entanto, para melhor organização das minhas ideias e melhor compreensão do leitor eu optei por fazê-las separadamente. Esteticamente fica mais agradável e espiritualmente menos carregado.



Depois de decidirmos quais os assuntos que gostaríamos de ensinar na catequese, chegou a hora de estabelecermos o que será trabalhado dentro de cada assunto. Exemplo: se eu havia escolhido o Sacramento do Batismo, agora eu preciso decidir o que eu quero que as crianças saibam sobre este sacramento (faz-nos filhos de Deus, faz-nos membros da Igreja, etc), de acordo com a capacidade das crianças. Porque a compreensão de uma criança de 6 e outra de 9 anos são diferentes.

Para ficar um pouco ainda mais claro, pensemos o seguinte: se o meu aluno fosse contar o que ele sabe sobre esse assunto, o que eu gostaria que ele falasse? Essa é a pergunta mais importante que nós temos de fazer a nós mesmos quando formos estabelecer os objetivos de cada aula. É a partir da resposta a este questionamento que faremos a nossa aula a mais produtiva possível. 

Ilustrando (minhas alunas têm 11 anos):

Veja também:
Parte 5: Crie atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário